terça-feira, 30 de agosto de 2011

The Dead Kenny G's


Antes de tudo, vamos falar sobre o estilo da banda. O Punk jazz, que é a fusão de elementos da tradição do jazz, free jazz e jazz fusion, com a instrumentação conceitual do punk rock, com ênfase nos estilos No Wave e Hardcore. O estilo teria sua origem ligada às experimentações de músicos de jazz como Ornette Coleman, John Coltrane, Sun Ra e Albert Ayler, que teriam influenciado artistas do rock como MC5, The Stooges, The Velvet Underground e Captain Beefheart and his Magic Band. De certa forma pode-se dizer que a cepa mais experimental do jazz foi muito influente no surgimento do punk nos EUA, contudo foi no final da década de 1970, com o No wave de NY que tal influencia se tornou mais evidente.
Os The Dead Kenny G's é atualmente o melhor representante do estilo, um trio de jazz da pesada, formado por Skerik, Mike Dillon e Brad Houser, com participação de outros músicos vez em quando para Jam sessions.
Eric Walton, mais conhecido como Skerik é um saxofonista indisciplinado e inclassificável do universo do jazz, diz que são contra a proliferação e a existência de smooth jazz (musica comercial). Segundo Skerik o nome da banda faz relação direta com isso, a junção do nome da banda Dead Kenndys, polêmicos por suas letras com comentários liberais e sarcásticos sobre assuntos sociais e políticos, e Kenny G que simboliza o smoth jazz/música comercial.
A influência punk também está nas letras politizadas da banda, como Black Death que fala da dependência do petróleo e vicio em drogas, e o nome do novo álbum "Operation Long Leash" vem da operação clandestina da CIA no final dos anos 40 para promover os seus trabalhos artísticos em todo o mundo, para mostrar que a América era um lugar livre e aberto para minar a rígidos ideais conformista da União Soviética durante os primeiros anos da Guerra Fria.
The Dead Kenny G, lutando contra a injustiça, o jabá e a desonestidade na música, e da sociedade.
É um som que vale muito a pena ouvir, pra quem gosta de Jazz e Rock é a mistura perfeita, abaixo segue a discografia da banda. Aproveitem \,,/.

Discografia:

Bewildered Herd (2009)

Operation Long Leash (2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...