segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Portishead

Portishead é uma banda britânica de trip hop, estilo musical marcado por sons distantes, sob uma batida hipnotizante e vocais melancólicos, formada em 1991 em Bristol, Inglaterra. Portishead é o nome de uma cidade da Costa Ocidental de Bristol, onde Geoff Barrow, o fundador da banda nasceu. Geoff ainda muito jovem deixou a cidade para ir trabalhar num estúdio de gravação no coração de Bristol com apenas 17 anos, foi nesse estudio que começou a experimentar misturas de samples nos gravadores nas horas vagas, queria formar sua própria banda, e fazer uma música diferente de tudo o que passava por ali. Quando resolveu que era o momento de formar sua banda, Geoff começou a procurar uma vocalista. Foi numa agência de empregos em Bristol que ele conheceu Beth Gibbons. Ela já tinha trabalhado numa banda cover e fazia apresentações em pubs. começaram a compor música juntos, e pouco depois se uniram ao guitarrista de jazz Adrian Utley.

Em 1993 assinam contrato com a gravadora inglesa "Go! Discs". com a colaboração do engenheiro de som e percursionista Dave McDonald, em 1994 saía o primeiro disco do Portishead, "Dummy", que ganhou em 1995 o concorrido "Mercury Music Prize", desbancando gente como Oasis, PJ Harvey e Tricky (o principal expoente do Trip-Hop até então), além de ter sido um grande sucesso radiofônico e comercial ao redor do mundo inteiro.

Uma das características do Portishead é "Elemento surpresa". Nunca se sabe onde a música deles vai evoluir. Quando menos espera, eles mudam completamente o caminho natural que a composição estava seguindo. Aproveitem \,,/,

Discografia:

Dummy (1994)

Glory Times (1995)

Portishead (1997)

Roseland NYC Live (1998)

Third (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...